Desafios da TI moderna e como a nuvem pode ajudar

desafios da ti moderna

Muitas organizações já têm uma combinação diversificada de servidores físicos (38%), máquinas virtuais (30%) e VMs hospedadas em nuvem (32%). Mas dentre os desafios da TI moderna, a preocupação com a disponibilidade de dados ainda é bastante presente. 

Um dos motivos para isso é que os dados são o coração e o cérebro das empresas, e a indisponibilidade, causada em muitos casos pela dependência em sistemas legados, gera perdas monetárias e na confiança do cliente. Segundo o relatório “Tendências em Proteção de Dados”, da Veeam, devido a uma experiência ruim dos clientes durante um desastre inesperado, 51% das ocorrências de tempo de inatividade prejudicaram o relacionamento da empresa com os clientes. 

Desafios da TI moderna: a indisponibilidade e a proteção de dados 

Quando se trata do desafio de proteger e gerenciar os dados, 8 em cada 9 empresas declaram que estão tendo dificuldades, principalmente por falta de recursos. O desafio mais comum é a falta de funcionários para trabalhar em novas iniciativas (42%), seguido pela falta de orçamento para novas iniciativas (40%). 

Outras preocupações das empresas com a TI 

Em 2020, as empresas entrevistadas assumiram que outras preocupações também existiam. As ameaças cibernéticas (32%), seguida pela falta de capacitação (30%) e a dificuldade em atender às expectativas dos clientes (29%). 

Apesar desses desafios, a pesquisa também indicou que, ao modernizar a proteção de dados com soluções flexíveis e fáceis de usar, as empresas podem aumentar a proteção e usabilidade de seus dados. Além de liberar muitos recursos para se concentrar em suas iniciativas de gerenciamento e modernização da TI. 

Nesse contexto, a solução capaz de criar mais pontos de recuperação para minimizar o tempo de inatividade é o backup em nuvem. Afinal, esse tipo de ação libera recursos comprometidos na proteção de dados legada e os concentra em projetos principais de inovação para fazer o negócio avançar. Através de uma solução cloud, as empresas estão reduzindo o custo do backup e proteção de dados em 50% e obtendo um aumento de 55% na eficiência do backup e recuperação de dados. 

As empresas que ampliam uma plataforma moderna de backup podem preparar seu ambiente para o futuro a fim de garantir uma proteção sustentada, conforme crescem na nuvem e em outras plataformas. 

Para entender mais sobre esse novo momento de desafios da TI e como a nuvem pode ajudar, entre em contato conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *