Por que a migração para nuvem precisa de um planejamento específico?

Por que a migração para nuvem precisa de um planejamento específico?

A migração para nuvem tem sido um tema bastante discutido nas mesas de gestão e de tecnologia. Um dos motivos é que a nuvem traz diversos benefícios para as organizações, principalmente se elas buscam um crescimento exponencial. 

Entretanto, o que as empresas muitas vezes deixam de lado é o planejamento necessário para a migração para nuvem. Por se tratar de um evento robusto, que necessita de atenção e cuidado, é preciso se atentar aos principais pontos críticos dessa mudança. 

Quais são os principais desafios ao migrar para a nuvem? 

Sem a estratégia de migração correta, existe muito espaço para erro. Isso não deve ser motivo para não mudar para a nuvem, mas deve ser um ponto de alerta. Em outras palavras, é importante que todos os passos sejam mapeados para que os possíveis erros possam ser contornados. Aqui falamos, portanto, de uma boa gestão de riscos. E alguns deles são:  

Segurança e conformidade dos dados 

Segurança e conformidade são duas barreiras para a migração para a nuvem. Afinal, se os dados forem expostos a ataques cibernéticos durante a migração, grandes interrupções e perdas podem ser desencadeadas. Aplicativos mal projetados e o fraco controle sobre o acesso a informações e sistemas gerenciados pelas empresas podem ser um grande problema. 

Nesse momento, como garantir uma maior segurança? Escolhendo as plataformas de nuvem corretas, que permitam que a transferência de dados seja feita por meio de um caminho roteável preferido e que os dados estejam sempre protegidos no firewall. Assim, é possível evitar que terceiros visualizem os dados confidenciais durante a transição, eliminando o risco de roubo.  

Para garantir que a segurança e a conformidade estão sendo seguidos, faça as seguintes perguntas para seu provedor de serviços na nuvem: 

  • Onde os dados serão armazenados? 
  • Haverá criptografia de ponta a ponta? 
  • Quais as políticas e procedimentos de segurança em vigor? 

As respostas lhe darão uma visão geral do parceiro e ajudarão a escolher melhor com quem fechar a parceria. 

Conexão com a internet 

Para obter o desempenho máximo e melhorar a experiência do usuário, a conectividade de rede é essencial. Sendo assim, as velocidades de upload e download são cruciais ao usar a nuvem. Portanto, obter a conexão certa para o seu negócio é fundamental. 

Assim, quando for migrar para a nuvem, reserve um tempo para também ficar de olho nesse aspecto da conexão com a internet. 

Encontrar o fornecedor ideal 

Escolher o fornecedor ideal não é uma tarefa fácil, principalmente porque, à primeira vista, todos parecem ter as mesmas características. Entretanto, a decisão correta será feita a partir da combinação entre uma análise profunda dos requisitos específicos do seu negócio e a avaliação minuciosa dos fornecedores. 

O que considerar no momento da escolha:  

  • tecnologias e suporte; 
  • segurança de dados; 
  • confiabilidade e desempenho; 
  • parcerias e integrações. 

AWS 

A AWS possui mais de um milhão de clientes ativos e uma presença global na nuvem, tendo experiência em ajudar organizações de todos os tamanhos a migrar cargas de trabalho para a nuvem. 

Algumas empresas como GE, Coca-Cola Company, BP, Enel, Samsung, NewsCorp e Twenty-First Century Fox migraram com sucesso suas cargas de trabalho on-premises para a AWS. Assim, elas se beneficiaram da economia de custos de TI, garantiram melhorias na produtividade e aumentaram a agilidade nos negócios. 

A migração para a nuvem da amazon (AWS) pode ser feita com qualquer carga de trabalho: aplicações, sites, bancos de dados, armazenamento, servidores físicos ou virtuais e até mesmo datacenters inteiros de um ambiente on-premises, unidade de hospedagem ou outra nuvem pública para a AWS.  

Benefícios de migrar para a AWS 

  • 31% de economia média de custos com infraestrutura 
  • 62% de aumento na eficiência do gerenciamento de infraestrutura de TI 
  • 69% de redução no tempo de inatividade não planejado 
  • 43% menos incidentes de segurança por ano 

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a migrar para a nuvem de forma segura? Então clique aqui e conheça nosso serviço de migração. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *