Modernização de Data Center: Legado VS Moderno

modernização do datacenter

Segundo o Gartner, até 2022, 60% das infraestruturas corporativas de TI estarão em processo de modernização de data center. Ou seja, não estarão mais na infra legada, e sim em centros de dados. Até 2024, ainda segundo a consultoria, espera-se que o mercado global de serviços gerenciados em nuvem atinja US$ 80 bilhões. 

Boa parte desse investimento será feito para aumentar o desempenho e a escalabilidade, deixando os dados mais próximos dos usuários. Ou seja, conectando todos em um mesmo contexto. É isso que chamamos de hiperconectividade. 

A modernização do data center e a hiperconectividade 

A pandemia acelerou vários processos dentro da transformação digital, e na área de armazenamento de dados isso não foi diferente. A necessidade da modernização de data center cresceu devido ao cenário de rápido crescimento do uso de TI. Principalmente para que a área atenda às necessidades dos negócios com urgência. 

A infraestrutura hiperconvergente (HCI) e, portanto, moderna, oferece simplicidade e alto desempenho. Duas características necessárias para tempos que pedem alta disponibilidade e um grande cuidado com a experiência dos usuários. 

As companhias que escolhem a HCI conseguem se conectar diretamente através dos principais Data Centers e diminuem, assim, a latência. 

Hoje, os negócios digitais tomam conta da economia. E eles dependem totalmente da estrutura de aplicativos, serviços e dados contidos em um Data Center. Em outras palavras, isso torna o Data Center um ativo essencial para as operações. Sendo assim, a modernização é a única maneira de se manter competitivo no mercado. 

3 motivos para iniciar a modernização de Data Center 

Maior desempenho e produtividade para o time interno 

Um Data Center, quando passa por um processo de modernização, tem grandes chances de aumentar a eficiência dos processos da empresa. Isso pode influenciar no resultado produtivo dos seus funcionários. 

Redução do consumo e garantia da eficiência energética 

Uma infraestrutura de tecnologia simples gasta pouca energia. Mas manter um Data Center em escala corporativa pode exigir dezenas de megawatts. A infraestrutura hiperconvergente, entretanto, conversa com o conceito de Data Center Verde, que é projetado para minimizar o impacto ambiental. Isso acontece porque, na HCI, os materiais de construção do Data Center são de baixa emissão de poluentes, que reduzem o impacto ao meio ambiente. 

Segurança contra ataques virtuais 

Ao modernizar um Data Center, será necessário implementar políticas de segurança da informação e de proteção da estrutura física. 

Seja através da mudança de layout de portas e corredores de acesso, até o acesso seguro e restrito de funcionários para a manutenção da infraestrutura de tecnologia.  

Apesar disso parecer básico, apenas a infraestrutura moderna consegue garantir essas especificidades. Afinal, para que essa segurança seja real, o uso extensivo de softwares de monitoramento e o gerenciamento são inegociáveis. Assim, através da medição do desempenho, detecção de falhas e implementação de ações preventivas, é possível evitar ataques virtuais e roubo de dados. 

Bônus: a garantia da continuidade do negócio 

Garantir a continuidade dos negócios é estratégico para qualquer empresa. E a modernização de data center garante uma infraestrutura robusta, capaz de garantir diferentes implementações e novos serviços para o empreendimento. Ou seja, na hora de avançar nos serviços digitais, ou precisar de mais disponibilidade durante momentos de alta demanda, você não vai precisar se preocupar. Apenas seguir no caminho do crescimento.  

Quer entender as melhores opções para iniciar a modernização de data center: clique aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *