As melhores práticas para garantir a segurança dos seus dados em nuvem

Após o crescimento da adoção de tecnologias em nuvem, a forma como as empresas armazenam, acessam e processam dados também mudou. A escalabilidade, flexibilidade e eficiência oferecidas pela ferramenta são inegáveis, mas junto com esses benefícios também surgem desafios significativos de segurança. 

À medida que mais dados sensíveis migram para a nuvem, se torna também uma prioridade garantir a proteção das informações, seja qual for a empresa ou organização. Neste texto você vai entender quais práticas são bem-vindas quanto ao cuidado com seus dados na nuvem para evitar que, mesmo utilizando a tecnologia, ocorram problemas de segurança. 

Antes, vamos recapitular os conceitos básicos relacionados à tecnologia, para isso, lembre-se dos principais modelos de serviço em nuvem: IaaS (fornece infraestrutura de computação pela internet, com servidores, armazenamento e redes), PaaS (oferece uma plataforma de desenvolvimento e implantação completa na nuvem, incluindo ferramentas e serviços para criar aplicativos) e  SaaS (oferece aplicativos hospedados na nuvem e acessíveis pela internet, sempre por um modelo de assinatura). 

Seja qual for o seu modelo de nuvem implantado, e até então nós sabemos que temos três (pública, privada e híbrida), é preciso ter cuidados específicos e pontuais para evitar que seus dados fiquem expostos. Por isso, listamos algumas práticas que podem colaborar para a segurança na nuvem. 

 

As principais práticas de segurança na nuvem: 

 

  • Criptografia de dados:

É importante utilizar criptografia robusta para proteger dados parados e que estejam circulando também. Busque por políticas de gerenciamento de chaves que sejam eficazes para garantir o seu controle necessário. 

 

  • Controle de acesso:

Adote a postura de conceder acesso minimamente necessário a recursos e dados, além de implementar autenticação de dois fatores, aumentando a segurança das contas de usuário. 

 

  • Monitoramento

Uma ferramenta de monitoramento de segurança pode detectar atividades suspeitas ou não autorizadas, possibilitando a identificação de lacunas dentro do seu negócio. 

 

  • Backup e recuperação de dados

Nós sempre falamos sobre a importância de fazer backup e proteger seus dados, por isso, reforçamos mais uma vez: armazene seus backups na nuvem de forma estratégica para garantir que estejam mesmo seguros. 

 

  • Atualizações em dia

Mantenha seus sistemas e aplicativos atualizados com as últimas correções, para que sejam gerenciados de forma eficaz, garantindo a correção rápida de vulnerabilidades. 

 

  • Conscientização dos funcionários

É importante que você consiga treinar seus funcionários para agirem com práticas seguras de computação e sem riscos associados à manipulação inadequada de dados. 

 

Embora tenhamos uma lista extensa sobre as boas práticas em relação à nuvem, um dos fatores mais importantes é o gerenciamento de riscos e conformidade. Nossa dica é para que você identifique e avalie os riscos de segurança específicos associados ao ambiente de nuvem da organização, além de se manter atualizado com os padrões de conformidade relevantes conforme a necessidade. Ao adotar as principais práticas citadas aqui, possivelmente sua empresa poderá mitigar efetivamente os riscos e proteger seus ativos mais valiosos: os dados. 

Tem dúvida sobre como adotar uma tecnologia de backup em nuvem ou ainda não sabe exatamente do que os dados da sua empresa precisam para ficar mais seguros? Fale com nossa equipe e saiba como a 5F pode te auxiliar!