Apesar de parecer um processo que surgiu junto do crescimento da internet, o monitoramento na verdade não é algo totalmente novo. Com a disseminação da virtualização e outras tecnologias, os ambientes de TI tem migrado para sistemas cada vez mais complexos. Isso se explica devido à expansão da capacidade de hardware, armazenamento e processamento.
Com isso, os profissionais de TI serão mais demandados para a manutenção da disponibilidade dos ambientes sem a queda de serviços críticos centrais para os negócios das empresas. Essa é uma missão que se torna muito difícil quando a empresa não utiliza ferramentas de monitoramento para as atividades.
Quando nos referimos a queda nos serviços, esse tipo de incidente pode ter causas que vão desde um aquecimento nos servidores a uma ocorrência em uma porta de switch. Como uma análise de cada ítem pode ser um trabalho descomunal e até mesmo impossível de ser realizado com eficácia.
Além da indisponibilidade dos serviços de TI, outro problema bem comum na rotina das empresas é o uso inadequado dos recursos existentes. A velha máxima de que as equipes de TI poderiam ser mais estratégicas com o foco no negócio e menos rotineira apagando os incêndios de chamados se acentua em locais sem uma visão de monitoramento.
Ao falar sobre o valor do monitoramento, não falamos apenas sobre a queda dos serviços críticos, mas também do acompanhamento de recursos indiretos que raramente estão no radar dos profissionais de TI. Outro cenário em que o monitoramento é extremamente importante é para que investimentos em TI sejam assertivos, pois com uma análise detalhada e frequente é possível prever alternativas e aplicações de soluções.
Outras vantagens para as empresas que investem no monitoramento são:
– Proatividade dos colaboradores.
– Disponibilidade dos serviços.
– Previsão e avaliação de tendências.
– Gerenciamento e análise de prazos.
– Relatórios dos ambientes de TI.
Isso é tudo sobre o monitoramento, confira as soluções que a 5F possui e mantenha a disponibilidade da sua TI em todos os momentos.