Pentest
O que é o pentest?
Pentest é uma abreviação para a expressão penetration test, ou teste de invasão. O profissional que atua nessa área, chamado de pen tester ou hacker ético, trabalha com a simulação de cenários de invasão e ataques reais, no objetivo de identificar vulnerabilidades de segurança em sistemas, aplicativos, dispositivos, redes ou aplicações web.
Profissionais especializados em segurança da informação trabalham para descobrir e reportar falhas e prevenir ataques de cibercriminosos, para que empresas e organizações consigam manter seus dados seguros.
Benefícios do pentest para sua empresa

- Identificação de falhas
- Exploração de risco controlado para prevenir danos elevados
- Avaliação de desempenho dos sistemas de defesa
- Análise do impacto de possíveis invasões
- Mapeamento dos pontos vulneráveis para direcionar investimentos de segurança
Modalidades de trabalho

Black Box
(também chamado de teste às cegas)
Nessa modalidade o pen tester não tem acesso a nenhuma informação sobre a empresa. Ele deve mapear e entender o funcionamento dos sistemas.

Gray Box
São fornecidas algumas informações básicas que direcionam o trabalho do pentester.

White Box
O pen tester recebe todas as informações antes de iniciar o mapeamento. Essa modalidade permite uma análise mais aprofundada e direcionada.
Etapas do pentest
- Planejamento e reconhecimento do escopo da tarefa, com objetivos a serem alcançados e modalidade utilizada. Engloba a coleta de informações para entender o funcionamento do sistema testado e as potenciais vulnerabilidades.
- Varredura, com o objetivo de entender como o sistema ou aplicação responderá a várias tentativas de invasão. Essa etapa é feita com base em duas análises: análise estática, que inspeciona o código de um aplicativo para estimar a maneira como ele se comporta durante a execução, e a análise dinâmica, que consiste em inspecionar o código enquanto o aplicativo está em funcionamento.
- Obtenção de acesso — momento em que os ataques são colocados em prática, simulando invasões reais.
- Manutenção e durabilidade do acesso. Essa fase busca averiguar se a vulnerabilidade encontrada pode ser usada para conseguir uma presença persistente no sistema.
- Análise e relatório. Momento de identificar e relatar as vulnerabilidades exploradas, os dados que puderam ser acessados, o tempo de permanência no sistema, dentre outros fatores que o pen tester considera importantes.
Tipos de pentest
Infraestrutura
(Windows e Linux)
Pentest web
Pentest wi-fi
Pentest em apps mobile
Phishing
Por que escolher a 5F
Na 5F você conta com profissionais altamente qualificados e experientes, preparados para atuar dentro das necessidades da sua empresa. São 17 anos de excelência em serviços, com foco em proporcionar uma evolução segura, rápida e inovadora no universo da tecnologia.
Profissionais especializados em segurança da informação trabalham para descobrir e reportar falhas e prevenir ataques de cibercriminosos, para que empresas e organizações consigam manter seus dados seguros.