A sua equipe de TI está preparada para o trabalho híbrido?

A sua equipe de TI está preparada para o trabalho híbrido? 

Um dos grandes desafios de muitos times de TI é adaptar a organização e todas as tecnologias e processos para um modelo de trabalho híbrido. Você sabe o que é preciso para sua empresa estar preparada para essa nova realidade? 

A modalidade de trabalho híbrido vem ganhando espaço em empresas de diversos tamanhos e segmentos. Afinal, com a flexibilização de medidas sanitárias e a diminuição de casos de covid-19, muitas organizações estão optando por mesclar entre as atividades presenciais e remotas. 

Segundo pesquisa do Google Workspace, “Futuro do Trabalho no Brasil”, 43% dos entrevistados disseram que o formato híbrido foi o escolhido por suas empresas para implementação pós-pandemia.   

Esses profissionais dizem que observam o formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%), assim como as lideranças, que demonstram ainda mais confiança (54%) e entusiasmo (52%). 

Em vista disso, surgem desafios, principalmente ligados à área de tecnologia e informação, a qual precisa investir e escolher tecnologias adequadas para garantir agilidade e, principalmente, a segurança de dados e informações corporativas. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar alguns pontos importantes que precisam ser considerados pelo seu time de TI na hora de realizar a migração para o modelo de trabalho híbrido. 

Benefícios do trabalho híbrido para empresas e colaboradores 

Antes de entrarmos no assunto sobre quais ferramentas e soluções são importantes para o seu time de TI adotar, a fim de garantir um bom suporte ao trabalho híbrido, vale comentar das vantagens desse modelo. 

Afinal de contas, essa deve ser a realidade de grande parte das empresas que querem manter bons funcionários no quadro. Isso porque, apenas 9% dos trabalhadores no mundo todo querem retornar aos escritórios. 

Mas a boa notícia é que o trabalho híbrido oferece vantagens tanto para organizações quanto para colaboradores.  

No primeiro caso há, por exemplo, diminuição do espaço físico de escritório; redução de custos com contas fixas, aumento no poder de investimento em tecnologia – seja para atualização ou modernização entre outros pontos. 

Já no segundo, na experiência do funcionário, é o ganho de flexibilidade, melhora na qualidade de vida pessoal e sem tempo de deslocamento diário – para citar apenas alguns benefícios. 

O papel da equipe de TI para o trabalho híbrido 

Quando a pandemia do coronavírus começou, ficou evidente a necessidade de empresas entrarem de vez na transformação digital. Ou seja, de contar com times de TI ou parceiros da área para digitalizar processos e adotar tecnologias necessárias para a nova realidade. 

Prova disso é que, segundo relatório global da Equinix, 66% das empresas brasileiras reformularam sua infraestrutura de TI para atender às novas exigências, ampliando seus orçamentos nessa frente.  

Assim, o trabalho híbrido chega para pôr à prova as iniciativas e escolhas feitas ao longo desses dois anos de isolamento.  

Em um cenário mais flexível e conectado, o time de TI precisa garantir a adoção de plataformas e recursos digitais para melhorar a colaboração e a assertividade na comunicação, bem como garantir a segurança de dados e agilidade de processos. 

Soluções importantes para o trabalho híbrido 

Sabendo de tudo que mencionamos até agora, vale comentar algumas soluções importantes para que a sua empresa esteja apta para garantir um bom funcionamento desse novo modelo. Confira as principais: 

  • Serviços gerenciados de Segurança

Os Serviços Gerenciados de Segurança, em inglês, Managed Security Services (MSS),é um solução de TI que garante a segurança de dados corporativos.  

Por meio de processos operacionais e uma equipe dedicada, a rede corporativa é monitorada constantemente, o que facilita a previsão de possíveis ataques e também agilidade de responder a ameaças com rapidez e eficiência. 

Em ambientes de trabalho híbrido, é mais do que importante garantir que os colaboradores possam acessar informações de qualquer lugar, mas mantendo a segurança das informações. 

  • Infraestrutura hiperconvergente 

A infraestrutura hiperconvergente faz a combinação de um hardware físico com software inteligente, criando uma infraestrutura flexível e escalável, substituindo toda a infraestrutura antiga. 

Essa solução tem como papel facilitar o gerenciamento de todas as atividades, bem como otimizar a implantação de novas cargas de trabalho. Além disso, oferece facilidade quando é preciso adicionar mais espaço de armazenamento.  

Nesse caso, basta conectar o novo servidor ao restante da infraestrutura hiperconvergente e o software faz todo o balanceamento da carga.  

Assim, a adoção da hiperconvergência faz com que empresas não precisem de grandes espaços físicos de infraestrutura – o que está alinhado com a nova realidade de organizações que estão no modelo de trabalho híbrido. 

  • Jornada digital  

Quando falamos em transformação digital, é preciso de um olhar 360º para que todas as pontas sejam incluídas e que não reste nenhum gap! Só assim, é possível contar com uma jornada digital que tenha impacto real na experiência do cliente e do colaborador. 

Por meio dos nossos 4 pilares: Consultoria e Serviços; Dados e Informações; Conexões Digitais e Segurança, oferecemos um trabalho completo para que empresas possam realmente ofereça condições excelentes que assegure um bom suporte ao trabalho híbrido. 

Por onde começar a migração para o trabalho híbrido? 

Os negócios que já entraram na transformação digital se deparam com um ambiente familiar e muito mais adaptados quando falamos de trabalho híbrido. Mas, se a sua empresa está enfrentando dificuldades com relação a essa transição, nós da 5F temos a solução. 

Além das soluções que comentamos acima, também oferecemos outros serviços focados a essa nova realidade. Entre eles, estão: 

  • Soluções de Colaboração: Soluções de Colaboração (ferramentas para reuniões remotas); Endpoints de colaboração (Dispositivos de videoconferência individuais ou para ambientes de escritórios e headsets com cancelamento de ruído) e Cloud calling. 
  • Soluções de rede:  Switches de rede; Switches de rede gerenciados em nuvem; Wi-Fi 6/6E; Cisco Meraki;Painel Meraki – plataforma de gerenciamento de rede que prioriza a nuvem;  Equipamentos de trabalho (tablets, smartphones, laptop, entre outros). 
  • Soluções de Segurança:  Autenticação Multifator; Acesso VPN Seguro; Cisco Umbrella; Segurança de Endpoint; Segurança de Rede e Segurança na nuvem. 

Agora que você já sabe o que é importante para sua equipe de TI estar preparada para o trabalho híbrido, conte com um parceiro com experiência no mercado de tecnologia há mais de 15 anos para auxiliar nessa jornada! Conheça todas as nossas soluções: https://5f.com.br/solucoes/trabalhohibrido/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.