A tecnologia RFID na logística: quais seus benefícios?

A tecnologia RFID na logística permite a automação de processos, construção de uma base de dados inteligente, agilidade e economia de recursos. Mas o que é essa tecnologia e como ela pode ser implementada? Aqui vamos falar sobre isso. 

A identificação por radiofrequência (RFID) funciona através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente. Como funciona? 

O sistema RFID funciona através de uma antena, que faz a leitura do sinal e leva a informação até um dispositivo leitor, e também um transponder (ou etiqueta de RF). Enquanto a antena transmite a informação, as etiquetas recebem esse sinal para que seja identificado o local de rastreamento. 

Etiquetas RFID 

Existem dois tipos de etiquetas RFID:  

  • Passiva: que utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal.
  • Ativa: muito mais sofisticadas e caras, contam com uma bateria própria para transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento de até 32 KB.

Aplicações na logística 

Após essa breve explicação, como funciona, então a tecnologia RFID na logística? Aqui, separamos algumas aplicações principais:  

Substituição de códigos de barras 

Ao invés de utilizar códigos de barras, que tal utilizar câmeras com sensores capazes de identificar o que você está levando no carrinho? É isso que as lojas mais modernas da Amazon, que não possuem caixas para pagamento, fazem. 

Rastreamento de cargas  

O rastreamento via RFID garante mais segurança e evita o roubo de cargas, já que permite uma localização muito mais bem direcionada e efetiva. Além disso, as etiquetas RFID nos caminhões coíbem a ação de ladrões, pois a carga sempre terá sua posição localizada em tempo real. 

Controle de estoque 

Com as etiquetas RFID utilizadas no estoque de supermercados, por exemplo, é possível evitar erros e dispensar a necessidade de fazer balanços mensais (que costumam ser demorados e manuais). 

Quer entender mais sobre como essa tecnologia pode impulsionar o seu setor logístico? Acesse aqui e descubra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *