Hiperconvergência: o que é e por que a sua empresa precisa dela

hiperconvergência por que sua empresa precisa

A nossa percepção de tempo mudou drasticamente nos últimos anos. A tecnologia presente nas diferentes esferas do cotidiano criou a possibilidade de soluções rápidas, informações instantâneas, e quase tudo pode estar na palma da mão à distância de um clique.  

Essa transformação na realidade, em contrapartida, passou a exigir tecnologias cada vez mais rápidas para suprir as exigências dos consumidores — afinal, quanto melhor o que temos, mais alto o nível do que buscamos.  

Tudo isso impacta diretamente nos data centers, que são peças centrais para o funcionamento da sociedade da informação. Um data center é uma unidade responsável por armazenar, processar e transmitir os dados de uma empresa. Os equipamentos contidos nele e a forma como são administrados têm grande influência na velocidade em que a informação circula, e também no nível de segurança.  

Mencionada pela primeira vez em meados de 2012, a hiperconvergência ganhou força nos últimos anos como solução para adaptar os data centers às necessidades do mundo atual. Hoje, as empresas que ainda não adotam esse modelo ficam em séria desvantagem dentro de um mercado altamente competitivo.  

O que é hiperconvergência? 

Uma infraestrutura de data center tradicional funciona em três camadas: computação, armazenamento e rede. Essa organização funcionou bem e atendeu às demandas do mercado por anos. Entretanto, hoje ela já não é mais suficiente. O data center em camadas é caro, exige altos investimentos de manutenção, é complexo para operar e oferece pouca escalabilidade.  

A infraestrutura de data center hiperconvergente une essas três camadas em um único elemento, um hardware com alta capacidade de memória e unidades de processamento de alta performance, combinados com uma tecnologia avançada de armazenamento.  

Com inteligência baseada em software, a HCI torna a estrutura do data center muito mais adequada à modernidade, com possibilidade de atualização constante, escalabilidade elevada, desempenho rápido e manutenção muito mais fácil. 

Que benefícios uma infraestrutura hiperconvergente traz? 

A resposta mais óbvia para a pergunta é a modernização do data center. A infraestrutura tradicional já não é mais compatível com as exigências das aplicações cada vez mais modernas da atualidade. Nesse sentido, a HCI permite que sua empresa esteja em consonância com a velocidade dos tempos atuais. 

Esse benefício se desdobra em vários outros, como a unificação das nuvens de armazenamento em um único centro de comando, a execução de qualquer aplicativo em qualquer escala, o aumento da performance e da produtividade.  

Além disso, a infraestrutura hiperconvergente exige menos investimentos em aparatos físicos, o que diminui os custos de expansão e aumenta drasticamente a escalabilidade do data center. Por fim, também podemos citar a redução dos gastos com manutenção, energia e refrigeração, e a simplificação na operabilidade.  

Outros pontos importantes a serem destacados são a facilidade na manutenção, a redução das falhas e o ganho de agilidade na solução de problemas. 

Tudo o que você precisa saber sobre infraestrutura hiperconvergente 

Essas são só algumas vantagens da hiperconvergência. Aplicada a cada realidade, ela pode ajudar a solucionar problemas e alavancar possibilidades em situações específicas. Hoje, conhecer o funcionamento de uma infraestrutura hiperconvergente é fundamental para qualquer empresa que já investe ou que planeja ter um data center próprio. 

Quer saber mais sobre a HCI e entender como ela pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e baixe nosso e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre a infraestrutura hiperconvergente!