Negócio recorrente em TI: o que é e quais são as vantagens?

 

No passado, se você quisesse ter um filme à sua disposição para assistir em casa, precisava comprá-lo em DVD ou VHS, e adquirir também um equipamento capaz de reproduzi-lo. Hoje, com as plataformas de streaming, esse cenário mudou. A compra de filmes passou de um produto físico para um serviço de assinatura, que pode ser acessado de diferentes aparelhos em conexão com a internet.  

Essa mentalidade do streaming foi muito além da indústria do entretenimento. Em diversas outras áreas, nasceu o que ficou conhecido como “negócio recorrente”, que nada mais é do que a assinatura de um produto ou serviço que é usado com frequência por uma pessoa ou empresa.  

Negócio recorrente em TI 

No universo das tecnologias da informação, o modelo de negócio recorrente pôde crescer à medida que se desenvolveu a cloud computing, ou computação em nuvem. Por meio das máquinas virtuais, surgiram as vendas por assinatura e sob demanda de infraestrutura, plataformas e softwares, conhecidos respectivamente como IaaS, PaaS e SaaS.  

  • IaaS 

Sigla para infrastructure as a service. É a venda de servidores, processadores, espaço de armazenamento e outros componentes de hardware como serviços. Por exemplo, um site de e-commerce que precisa aumentar a potência do servidor para um dia de promoções — ao invés de comprar equipamento físico que ficaria parado depois, ele pode adquirir uma máquina virtual apenas pelo período necessário. 

  • PaaS 

No caso do PaaS, ou plataform as a service, dá-se um passo a mais. Além da infraestrutura, é possível contratar também seu gerenciamento por meio de uma plataforma. Dentro dela, pode-se desenvolver as aplicações necessárias sem preocupações com processamento, armazenamento, compatibilidade e etc. 

  • SaaS 

O último e mais avançado nível é o software as a service. Com essa solução, é possível contratar uma aplicação pronta, que atende a determinada demanda. Nesse caso, ao invés de comprar uma licença de software, a pessoa ou empresa assina o software como um serviço, pelo período de tempo que for necessário.  

Quais as vantagens do software as a service? 

No nicho b2c, uma das principais vantagens do negócio recorrente é a comodidade. O cliente procura por um serviço e, ao encontrar um que atende àquilo que ele busca, consegue contratá-lo pelo período que desejar, sem ter que se preocupar com atualizações ou renegociações. Mas, e no caso das empresas, quais são as vantagens de contratar softwares como serviço? 

Redução de custos 

Com o SaaS, as empresas conseguem deixar de investir em licenças caras e em infraestrutura já em um curto período de tempo. Além disso, paga-se apenas pelo que é realmente utilizado. 

Acesso facilitado 

Como o software está armazenado em nuvem, é possível acessar informações de qualquer lugar e dispositivo, mesmo fora da empresa. 

Atualização contínua 

Não é mais necessário comprar versões novas do software e pagar por novas licenças sempre que uma atualização surgir. O software virtual é atualizado sempre, no processo conhecido como melhoria contínua, e a empresa contratante tem acesso às últimas versões disponíveis. 

Tendência 

O SaaS é uma tendência, não do futuro, mas da atualidade. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo International Data Group em 2018, 89% das empresas já adotam essa modalidade de alguma forma. 

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